Quem Somos



O grupo escoteiro Linhares teve sua fundação em 02 de julho de 2006, na Praça 22 de Agosto. Fábio Dutra Vieira Cavalcanti Peixoto, escoteiro, veio de Belo Horizonte para morar em Linhares. Nas horas de lazer fazia Ninjútsu, junto com vários jovens na Praça 22 de Agosto. Aos poucos contou para estes jovens sobre o escotismo e junto com Carlos Alberto Bobbio, seu cunhado começaram algumas atividades escoteiras na praça.
O Chefe Luciano Rodrigues veio para uma reunião informativa para os adultos voluntários.

Em contato com a UEB regional, o grupo foi organizado e oficializado com o nome de Linhares, em homenagem a cidade. O lenço nas cores preta, branca e azul. O preto para lembrar a humildade e os primeiros jovens do movimento que utilizam uniforme preto nas práticas das atividades de Ninjútsu. O azul e o branco em homenagem a bandeira do Espirito Santo.
Para a fundação tivemos o apoio do 8º GE (Grupo Escoteiro) Pedro Nolasco e do 1º GE (Grupo Escoteiro) Francisco de Assis.
Foto do 1º Acampagel – 2007
O grupo permaneceu com as atividades na praça até 2011, quando teve que mudar devido a uma reforma. Assim de 2012 à 2014 utilizou o clube Mata do Lago como sede e atualmente as atividades são realizadas no prédio do antigo CETEC.


Nossos Voluntários:

Os adultos voluntários no Movimento Escoteiro, são divididos em 02 (duas) categorias: Dirigentes e Escotistas. 
      Os Dirigentes são as pessoas que atuam na administração da Instituição como Diretores ou Membros de Comissão Fiscal, com mais de 18 anos e são eleitos ou nomeados a cada 02 (dois) anos pela Assembléia do Grupo Escoteiro formada pelos pais que tem filhos associados no Grupo Escoteiro, para exercer a função, em conformidade com a Gestão de Adultos da União dos Escoteiros do Brasil. Os dirigentes são responsáveis pelas tarefas administrativas, financeiras e operacionais de apoio às atividades dos jovens e dos Escotistas.

     Os Escotistas (Chefes Escoteiros, Assistentes, Instrutores ou outros auxiliares) são todos aqueles que possuindo capacitação preestabelecida para este fim, são nomeados para o cargo ou função pela Diretoria do 1º GECON e cujo beneficiário diretos são os membros juvenis, proporcionando a estes a aplicação do Programa de Jovens por meio do Método Escoteiro, em conformidade com a Gestão de Adultos da União dos Escoteiros do Brasil. São pessoas idôneas, com mais de 18 anos, que tenham tido ou não vivência anterior no Movimento Escoteiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário